terça-feira, junho 04, 2013

A volta do Ladrilho Hidráulico


Sucesso nas décadas de 30 e 40 o Ladrilho Hidráulico volta repaginado e cheio de cores para alegrar nossos ambientes.

Um pouquinho de história para vocês. As primeiras aparições do Ladrilho Hidráulico resultam do século IV no império bizantino e foram muito utilizados na Europa Oriental e Ásia. No Brasil os primeiros ladrilhos eram importados por volta do século XVII e nossa produção local só começou no século XIX. 

Confeitaria Colombo - RJ

Os ladrilhos sempre foram muito utilizados na arquitetura e no design de interiores pois diferente do piso e azulejo comuns estes são feitos com placas de concreto de alta resistência ao desgaste. Hoje são peças mais exclusivas e muitas empresas trabalham com encomendas como a Casa Francesa. Mas você pode encontrar caixas com ladrilhos na Eliane, Portinari entre outras...

São peças duráveis e fáceis de manter, a da Confeitaria Colombo já é patrimônio do local por estar lá desde a inauguração. O legal destas peças é que mesmo depois de "velhinhas" elas continuam super legais e com ar  retrô que deixa o espaço cheio de estilo.

Há várias maneiras que você pode usar o Ladrilho. A mais comum é acima da bancada da pia na cozinha ou no banheiro. Usando o ladrilho como revestimento da parede e modificando a cara do espaço.


Você pode revestir uma parede inteira de ladrilho e deixar as demais com uma cor sóbria, ou ainda utilizar os ladrilhos no chão no lugar do piso e criar um ambiente diferenciado.




Como usar: Os ladrilhos são peças bem porosas e por isso é importante antes de assentar que eles estejam limpinhos. Coloque as peças lado a lado e retire o pó, deixe-as secar para então iniciar a colocação. Depois de assentados deve-se aplicar a resina com demãos de 8 em 8 horas. Por que? Para garantir que a peça fique linda e brilhosa por muito mais tempo além de durar bem mais. Para manter a aparência de sempre novo use cera sobre as peças, assim você reforça o brilho e a deixa mais resistente no dia-a-dia.





Você encontra ladrilhos de todos os tipos, desde inspirados na cerâmica portuguesa até o da imagem cima que é criação do Marcelo Rosembaum todo inspirado nas bandeirinhas de São João.



São peças lindas e a sua durabilidade justifica o preço não muito amigável. Eu recomendo ladrilhos para todo mundo pois alegram o ambiente e o deixam bem acolhedor, além de serem lindos e nos acompanharem por muito tempo em ótimo estado.

Até a próxima
Renata Guzzatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário